top of page

Sobre Nós

Histórico Institucional

​

​

O Lar Franciscano faz parte do Serviço de Acolhimento do município de Piracicaba desde 4 de outubro de 1952. Ele foi constituído pelos Frades Capuchinos e objetivava prestar apoio moral e assistência pessoal para as crianças e adolescentes desamparados e carentes, sem qualquer vinculação política, distinção de origem, credo, raça, cor, sexo, prestando serviço gratuito.

​

Passados 63 anos, hoje o Lar Franciscano desenvolve um trabalho que visa atender as novas normas do CONANDA, seguir o que rege a Constituição de 1988, no que se refere às crianças e adolescentes, ao ECA, implantando ações educativas com noção de cidadania, pois entende que crianças e adolescentes são sujeitos de direitos em situação peculiar de desenvolvimento e que estão abrigados por medida protetiva, provisória e excepcional, com direito de retorno à família, desde que as condições adequadas de convivência se reestabeleça.

Atualmente, o município de Piracicaba possui o Serviço de Acolhimento, o qual é constituído de três unidades do mesmo serviço. O Lar Franciscano faz atendimento de crianças e adolescentes de longa permanência em condição de vulnerabilidades, risco social, com deficiências intelectuais e múltiplas adquiridas por negligências maturacionais, ambientais, educacionais e orgânicas, diferenciando desta forma dos demais serviços existentes no município.

​

Desde seu início, a entidade funcionou com Contrato de Comodato, por mais de 50 anos cedido pela Cúria Diocesana. Devido às más condições de preservação nas estruturas arquitetônicas, hidráulicas e elétricas do antigo prédio onde funcionou Lar Franciscano, as crianças abrigadas foram transferidas, em 2003, para o prédio localizado no mesmo terreno, aos fundos, onde funcionava a creche para os filhos dos funcionários que trabalhavam no abrigo.

​

No ano de 2011, a Cúria Diocesana doou para o Lar Franciscano o terreno de 1620,8 m² e para construção da sede própria. O processo de desmembramento do terreno mencionado está em andamento. Neste mesmo ano, a entidade foi agraciada pelo grupo Sublime Amigos com a reforma interna da casa para acomodar a cozinha e a lavanderia que funcionavam no prédio antigo do Lar Franciscano. Em 2012, todos os serviços prestados pelo abrigo passaram a funcionar no mesmo prédio.

​

Mesmo com toda a reforma, oferecida pelo grupo Sublime Amigos, a estrutura arquitetônica e as condições não condiziam com as Orientações Técnicas, CONANDA. Em 2013 com o trabalho de sensibilização dos Diretores do Lar Franciscano frente a um grupo de voluntários da área civil e um bem feitor, o qual empenhou se para a construção de uma residência que se adequava a nova Legislação.

 

Em outubro de 2014, as crianças e adolescentes foram acolhidos na nova residência – a qual conta com cinco suítes, cozinha, sala de estudo, sala de TV e sala de jantar, com um ambiente salutar o qual proporciona qualidade no atendimento visando um ambiente resiliente para as crianças e adolescentes.

​

Desde 1952, foram acolhidos na entidade, 806 crianças e adolescentes.

​

Público atendido e Descrição do perfil

​

O Lar Franciscano começou a atender até quinze crianças e adolescentes a partir de 2013, pois as crianças e adolescentes atendidos atualmente são heranças da fase das grandes instituições e estão em acolhimento por longa permanência advindos de condições de vulnerabilidades, risco social, com deficiências intelectuais e múltiplas adquiridas por negligências maturacionais, ambientais, educacionais e orgânicas, diferenciando desta forma dos demais serviços existentes no município.

​

As crianças e adolescentes são atendidos até os 18 anos e a entrada dos casos novos deverá ser inferior àqueles que possuem longa permanência, com necessidades educacionais especiais no serviço, objetivando para garantir a qualidade no atendimento.

Segue-se assim, as Orientações Técnicas: Serviço de Acolhimento para crianças e adolescentes – 2009, “o atendimento especializado deve ocorrer, quando houver, e se justificar pela possibilidade de atenção diferenciada a vulnerabilidades específicas; não deve prejudicar a convivência de crianças e adolescentes com vínculos de parentescos (irmãos, primos, etc.), nem constituir motivo de discriminação ou segregação”.

​

O acolhimento de crianças e adolescentes, com ou sem deficiência, deve ter como lócus prioritário o ambiente familiar e comunitário, além de outros espaços abertos a interação e a inclusão social. O trabalho com a comunidade objetivando através da sensibilização para o apadrinhamento afetivo, já se desenvolve desde 2004.

​

Sustentabilidade

​

O Lar Franciscano está inscrito no Conselho Municipal da Assistência Social desde 1998, e desde então a Secretaria do Desenvolvimento Social do Município de Piracicaba custeava parte dos recursos humanos e parte de matérias de consumo. A partir de 2009, com o reordenamento dos Abrigos, financia o aumento dos recursos humanos como está descrito nas Orientações técnicas para o Serviço de Acolhimento para criança e adolescente, Brasília 2009, e vem disponibilizando para a entidade valores repassados por meio do Convênio/Subvenção através do Projeto Serviço de Acolhimento Institucional, o qual  tem por finalidade do  custeio de todo o recurso humano.

​

A entidade também está escrita no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente desde 2007, e anualmente inscreve seus projetos,  - os quais não têm a garantia de financiamento. Por ser antigo no município, O Lar Franciscano recebe doações diversas, tanto de pessoas físicas quanto jurídica, e todo auxilio da população através do trabalho do telemarketing, com participação em eventos anuais, contando ainda com o bazar, que desde 2010 está em funcionamento em outro local. Anualmente, nos meses de outubro, um grupo de quase 100 voluntários participa do evento da Tarde a Mineira, o qual arrecada fundos para as despesas para o próximo ano.

Veja Mais:

Histórico Institucional

bottom of page