top of page

Programa Família de Referencia Afetiva

​

A Família de Referencia Afetiva possui um papel importante no desenvolvimento da criança, pois passa existir no mundo da criança e adolescente acolhidos, um padrinho e/ou madrinha fora do ambiente institucional favorecendo o sentimento de "pertencimento" e fortalecendo a estabilidade emocional; favorecendo uma sólida estrutura psíquica para seu futuro desligamento. 
Para uma família se tornar uma Família de Referencia Afetiva, deve ter idade mínima de 18 anos, respeitando a diferença de 16 anos entre ambos, conforme recomenda o ECA (Art. 42, §3º), apresentar documentação solicitada, passar pela entrevista preliminar com equipe técnica, participar da oficina de sensibilização coordenada pela equipe técnica, disponibilidade afetiva e estabilidade emocional e não possuir demanda judicial envolvendo criança e adolescentes.

A Família de Referencia Afetiva deverá prestar assistência moral, afetiva, física e educacional ao afilhado (a), integrando-o (a) em seu convívio, gradativamente, complementando o trabalho institucional.

Programa Artes e Arteiros

​

A intervenção da Terapia Ocupacional no abrigo segue princípios básicos para um desempenho ocupacional saudável, considerando os mesmos norteadores de uma prática visando amenizar o processo de institucionalização e do sofrimento psíquico decorrente da condição de abandono, riscos pessoal e social a que foram submetidos os abrigados. Ressalta-se que são crianças e adolescentes portadores de deficiências múltiplas de cunho físico e/ou mental - situações estas que acabam por limitar e/ou dificultar o desempenho ocupacional dos mesmos e da rotina institucional.
Através da aplicação de técnicas de estimulação neuropsicomotora e de integração sensorial, visa construir habilidades que são importantes para o seu desenvolvimento e para a sua independência funcional. As intervenções se dão de forma individual e/ou em grupo, existindo objetivos específicos e gerais de acordo com as peculiaridades da cada criança ou adolescente, considerando o seu apelo ocupacional, sendo ambos
envolvidos em conduta que visa a antecipação simbólica, facilitação do brincar, favorecimento de aquisições de habilidades de desempenho e preservação das
que possui. A atuação também abarca orientações e palestras de capacitação aos outros profissionais, assim com, participação dos estudos de caso realizados pela equipe interdisciplinar. A formação de educadores do quais fazem parte do quadro da entidade, deverá ser continua, pois além do perfil de crianças 

Fotos (Clique na imagem para ampliar)

Fotos (Clique na imagem para ampliar)

Alento

​

Em construção

Projetos

Projeto Chico e Seus Amigos​

​

Esse projeto tem como objetivo promover e incentivar a participação da comunidade nas oficinas de artesanato oferecidas pelo Lar Franciscano, promover para os adolescentes outra habilidade manual e captação de recurso, uma vez que os produtos da entidade são apresentados em bazares do Fundo Social e a divulgação da própria entidade.

Através do grupo de artesanato as pessoas desenvolverão suas habilidades manuais para que possam explorar e expandir sua criatividade, desenvolver a atenção, concentração e coordenação motora fina e consequentemente desenvolver o gosto pelas atividades a fim de que possam despertá-las para o exercício de uma futura profissão. Além da promoção da socialização.

 

Fotos (Clique na imagem para ampliar)

bottom of page